terça-feira, 3 de novembro de 2009

APLB DENUNCIA QUE ITAMBÉ NÃO PAGA PISO SALARIAL A PROFESSORES

O deputado Severiano Alves durante palestra em Itambé

Palestra do deputado Severiano Alves (PMDB-BA) reuniu professores e outros profissionais da área de educação, na última sexta (31), durante seminário promovido pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado da Bahia (APLB), de Itambé. O município ainda não paga o Piso Salarial dos professores, de acordo com o que está estipulado na Lei 11738/2008, que regulamentou o benefício.


O parlamentar falou sobre piso salarial para profissionais da educação básica, fruto de Emenda Parlamentar de sua autoria, e plano de carreira da categoria. Discutiu-se também sobre o rateio da verba do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb); responsabilidade fiscal; carga horária; e transporte para professores que ensinam na zona rural.


De acordo com o secretário da APLB de Itambé, Lucas de Jesus Oliveira, a prefeitura do município não paga o piso integral. Ele disse ainda que o plano de carreira existente está defasado. "O plano já não atende as necessidades da classe", explicou. Oliveira ressaltou que a presença do deputado naquele encontro, esclarecendo dúvidas, os motiva a continuar perseguindo os seus direitos.


A professora Rita de Cássia, que ensina na zona rural, mostrou o contracheque ao deputado e falou sobre a rotina que enfrenta no dia a dia. "Saio todos os dias de casa às quatro horas da manhã e só retorno às 15 horas". Severiano garantiu que irá interceder para mudar a situação. "Não aceito que os direitos dos professores não sejam respeitados", disse.


Segundo a presidente da APLB, Alexiene Gusmão, as palestras do deputado são benéficas para a categoria. "Essa ação estimula os representes do poder executivo de cada município a debaterem e acatarem a lei do piso sem prejuízos maiores para os professores, evitando com isso um embate jurídico".


Entre os presentes, estavam o presidente e vice-presidente do Sindicato do Magistério Público Municipal de Vitória da Conquista (SIMMP), César Nolasco e Roberval Silva; o representando a APLB de Salvador, Claudemir Nonato; a vice-presidente da APLB local, Celestina Moreira; e Maurício Fonseca, representando o prefeito de Itambé, Moacir Andrade.(Fonte:Bahiajá)Postado em 03/11 ás 9:35h

Nenhum comentário: