segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

COMENTÁRIO: FORMADOR DE OPINIÃO.

Quanto vale um político?
Sebastião Rodrigues Dantas
-
Se perguntássemos às autoridades do Executivo, Legislativo e Judiciário se ainda existe em nosso País Constituições e Poderes Constituídos, tomariam, tenho quase certeza, como “ofensa”.
Afinal de contas, estaríamos em pleno exercício de cidadania. O respeito às pessoas, valores fundamentais da política, da ética e da moralidade são fatores básicos para a transformação da miséria, injustiças e desigualdades sociais.
Não podemos mais admitir, nos dias atuais, a indiferença, o desrespeito das autoridades e a irresponsabilidade dos representantes do povo na condução da coisa pública. Aproxima-se mais um ano de eleições, ai estaremos assistindo ao mesmo filme, onde na maioria, os atores principais são os mesmos, os coadjuvantes mais uma vez estarão presentes e a grande platéia a assistir a mesma cena, como se nada tivesse acontecido num passado tão recente.
É nesse momento que a sociedade deve entrar em “ação”, agindo com coragem e determinação, expurgando aqueles que já deram demonstração que não sabem o sentido da palavra “representatividade”.
Muito nos entristece ao ver milhões de reais, dinheiro do povo, sendo desviado, tomando outros rumos, quando deveria ser aplicado a favor da população.
Entretanto, não nos assusta ao deparamos com noticiais absurdas de malversações do erário público, a exemplo das últimas informações divulgadas pelo Egrégio Tribunal de Contas dos Municípios do Estado da Bahia, quando Ex-Gestores Municipais tiveram suas contas rejeitadas, por irregulares, no exercício de 2008, a exemplo de: Capim Grosso-Itamar da Silva Rios, Mundo Novo-Raimundo S.Costa, Piritiba-Jorge Gaspar, Quixabeira-Mário Alves Lima, São José do Jacuípe-Daniel Alves de Souza, Serrolândia-Noélia Souza Oliveira, Tapiramutá-Antonio Carlo F.Gomes, Várzea Nova-Maria-Iris Gomes e Jacobina-Rui Rey M.Macedo, todos estes fazem parte da 23ª inspetoria Regional. Ainda não foram divulgadas: Caldeirão Grande, Mirangaba, Ourolândia e Umburanas.Sendo Caém, Miguel Calmon e Várzea do Poço, aprovadas com ressalvas.Inclui-se também o Ex-Gestor do município de Saúde-Dinaldo Caetano da Silva, que teve as contas de 2008 rejeitadas, este último pertence a 13ª Inspetoria Regional.Juntos, pasmem os senhores, desviaram mais de 10 milhões de reais em apenas 01 (um) ano, imaginem, nos outros 3 anos. Como acreditar nesses elementos.
Que “valor” atribuiremos a esses dilapidadores do erário público. Muitos, temos certeza, acreditam na impunidade, na fragilidade de nossas Leis.Todavia, a sabedoria popular diz, “você pode enganar pouca gente por muito tempo, muita gente por pouco tempo, mas não consegue enganar todo mundo a todo tempo”.
Sebastião Dantas. Radialista-DTR.4357

Nenhum comentário: