Foi entregue nesta semana, na Gerência Executiva do IBAMA em Eunápolis um tatu-peba pesando exatamente 16 quilos e 200 gramas, um recorde, considerando o fato de que animais desta espécie costumam apresentar seis quilos, em média.
Segundo os veterinários a serviço do IBAMA, o animal apresenta um quadro de obesidade mórbida, provavelmente relacionado a sua criação em cativeiro em um espaço com restrição de movimentos e ao oferecimento de uma dieta rica em calorias, ao qual pode estar associado ainda um quadro de retenção de líquidos.
De acordo com Cleide Guirro, gerente executiva do IBAMA em Eunápolis, o animal, cujo nome científico é Euphractus sexcintus, estava sendo criado em cativeiro na cidade de Canavieiras e foi entregue ao IBAMA espontaneamente, não sendo por isto aplicada nenhum tipo de multa.
Após sua entrega ao IBAMA em Eunápolis, o animal foi submetido a uma dieta de baixa caloria e a exercícios regulares, ocasião em que passeia, ensaia cavar pequenos buracos e procura por alimentos enterrados no solo. Uma vez que atinja o peso médio para sua espécie, o IBAMA irá analisar seu comportamento e a possibilidade de soltar o animal em uma área protegida da ação de caçadores.(Font: Randar 64)
Nenhum comentário:
Postar um comentário