domingo, 25 de abril de 2010

Como anda as contas de seu município no decorrer dos anos




O calcanhar de Aquiles de qualquer prefeitura é a aprovação das contas anuais. O Tribunal de Contas da União – TCU auxilia o Congresso Nacional na fiscalização contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial da União e das entidades da administração direta e indireta, quanto à legalidade, legitimidade, economicidade, aplicação das subvenções e renúncia de receitas. Essa atividade é denominada controle externo.

Municípios como Itiúba, Cansanção, Queimadas, Monte Santo e Filadélfia caíram no pente fino do TCU, tendo suas contas de 2008 reprovadas, ficando assim a cargo da Câmara de Vereadores aprovarem com ressalvas.

Em um período de 2009 a 1995, o município que mais teve suas contas rejeitadas na circunvizinhança é o município de Queimadas-Ba, com 10 (dez), reprovações nas contas municipais em seguida Cansanção-Ba, com 08 (oito), rejeições.

As contas das câmaras municipais dos municípios de: Itiúba, Cansanção, Queimadas, Monte Santo, Andorinha e Filadélfia, também tiveram as contas de 2008 reprovadas, só Senhor do Bonfim e Ponto Novo que não tiveram rejeições das contas publicas. (TCU)Postado em 25/04 ás 19:00h

Nenhum comentário: