quarta-feira, 28 de abril de 2010

COMUNICAÇÃO:Sinjorba convoca jornalistas para Audiência sobre Conselho de Comunicação .


Acontece hoje quarta-feira (28), 14h, audiência pública na Faculdade de Comunicação da UFBA (Facom), no PAF, Ondina, para debater a proposta de criação do Conselho Estadual de Comunicação. A iniciativa é do governo do Estado, em conjunto com o GT (Grupo de Trabalho) que vem debatendo a questão. O Conselho é uma das propostas aprovadas na Conferência Estadual de 2008, referendada ano passado na etapa Estadual da Conferência Nacional de Comunicação (Confecom).

No último dia 19 de abril as entidades do movimento social se reuniram na sede da CUT Bahia para debater o tema. O Sinjorba esteve presente, representado pelo diretor de Comunicação, Moacy Neves. A entidade está convocando os jornalistas para se fazerem presentes na Audiência e defender uma maior participação da sociedade civil e dos trabalhadores da área de comunicação no Fórum.

A maior divergência até agora no GT que foi criado pelo governo é sobre a composição do Conselho, já que os empresários não abrem mão da paridade entre o seu campo e o campo dos movimentos e organizações sociais. A proposta inicial do Grupo foi de 21 vagas, sendo cinco para o governo e as 16 restantes a serem distribuídas pela sociedade civil e o mercado. O movimento social (incluindo aí o Sinjorba) defende a presença de todos os segmentos necessários em um conselho e que representem a pluralidade da sociedade. No entanto, os empresários estão irredutíveis e reivindicam oito vagas para as grandes empresas, o que é um absurdo.

A proposta do empresariado esbarra na realidade. Isso porque ao defender oito vagas para as grandes empresas, está formalizando uma participação de 38% no Conselho, o que deforma a representação. É preciso salientar que os pequenos meios (jornais alternativos, rádios comunitárias, blogs e pequenas empresas de comunicação) não estariam representados nessas oito vagas requeridas pelos empresários.

Para mudar essa correlação, vai ser preciso muita mobilização das entidades e a participação da sociedade. Por isso o Sinjorba pede um esforço dos jornalistas para se fazerem presentes na Audiência Pública. (Fonte: Sinjorba /ba)Postado em 28/04 ás 10:20

Nenhum comentário: