Reunido QUARTA-FEIRA DIA 31, o Tribunal do Júri da Comarca de Pindobaçu condenou o réu EDSON SILVA GUIMARÃES a pena de reclusão de 15 anos, pelo homicídio qualificado contra a pessoa de GODOFREDO DA SILVA BARRETO.
O crime aconteceu na noite de 13 de março de 2007, no bairro da Lage, na cidade de Pindobaçu, quando o réu desferiu oito facadas contra a vítima, que foi colhida de surpresa, sem qualquer chance de defesa.
A Denúncia oferecida pelo Ministério Público pedia a condenação do réu por homicídio duplamente qualificado, sendo a primeira qualificadora o de MOTIVO FÚTIL e a segunda qualificadora porque o crime foi consumado SEM QUE A VÍTIMA TIVESSE CHANCE DE DEFESA, o que resultou na sentença de pronúncia tipificada no art. 121, parágrafo 2.º, incisos II e IV, do Código Penal Brasileiro.
A acusação foi sustentada pelo Promotor Substituto da Comarca de Pindobaçu, Dr. João Paulo Gavazza Melo de Carvalho, que contou com a assistência do advogado bonfinense Josemar Santana e o auxílio da advogada Maraísa Santana, enquanto a defesa ficou a cargo do advogado Pedro Cordeiro, auxiliado pelo advogado José Américo, sustentando a tese de homicídio privilegiado, na tentativa de reduzir a pena do acusado de 1 a 2 terços, sem, contudo obter êxito.
A pena aplicada ao réu EDSON SILVA GUIMARÃES não foi maior, porque o Promotor retirou a qualificadora de motivo fútil, mantendo a tese de homicídio qualificado pela prática do crime de modo que não possibilitou a defesa da vítima, tese que foi acolhida pelo Conselho de Sentença.
A Sessão de Julgamento foi presidida pelo Dr. ROBERTO PARANHOS, Juiz de Direito da Comarca de Pindobaçu, tendo o salão do júri repleto de populares, pela repercussão que o crime alcançou, registrando-se as presenças de estudantes de Direito e dos advogados Hugo Piauí (de Jacobina), Cláudia Cavalcante (de Pindobaçu) e Paulo Rodrigues (de Bonfim).
O advogado Josemar Santana completou, ontem, 81 atuações no Tribunal do Júri e deve voltar a atuar no Tribunal Popular do Júri, no próximo dia 13 de abril, na Comarca de Juazeiro, quando completará 82 atuações em júris populares.(Jornalcanalaberto) Postado em 01/04 ás
Nenhum comentário:
Postar um comentário