sexta-feira, 2 de abril de 2010

SAÚDE : Fiéis sobem a serra para pagarem suas promessas.

Anualmente, a tradicional subida a serra do alto da santa cruz atrai milhares de fiéis, a altura e de aproximadamente 600 metros ao nível do mar.Turistas e visitantes de todas as partes, que sobem a serra para pagar promessas, numa demonstração de fé e abnegação. Subir a serra, fazendo o Caminho da Santa Cruz, é obrigatório para todos que visitam a cidade de Saúde. Muitos sobem para tomar vinho , contemplar a beleza de uma vista linda da serra sentir a brisa fresca batendo sobre o rosto aos pés da cruz que lá existe.
Não fazê-lo é como “ir a Roma e não ver o Papa”. Para quem nunca esteve em Saúde vale dizer que o
trajeto do Caminho da serra do alto Santa Cruz é de 3 km, aproximadamente, uma subida íngreme.
As pessoas da cidade e outras já afeitas ao evento, aconselham àquelas que pretendem cumprir o
trajeto e não estão acostumadas a cumprir longos trajetos em locais de topografia extremamente irregular, a “utilizar tênis confortáveis e roupas leves”. Do mesmo modo é aconselhável escolher horários adequados para efetuar a subida, até porque o sol e o calor desta época do ano constituem-se em fatores que irão demandar em maior desgaste físico.
Os melhores horários para subir o Monte Santo, conforme os “
experts” são pela manhã, bem cedo, ou à tarde, depois das 16 horas. Nesse horário então há outro item importante, “é possível ainda se deslumbrar, com o pôr-do-sol visto do cume da serra”. É comum, no caminho, encontrar romeiros idosos, jovens, e até crianças, que fazem o percurso com facilidade, repetindo um costume de seus ancestrais.
Muitos habitantes das fazendas e povoados próximos não dispensam uma visita durante a semana ao Monte para agradecer a Santa Cruz pelo milagre alcançado. Como parte do ritual, muitos soltam morteiros, rezam e acendem velas ao chegar a uma cruz que esta no local.
(Espaço Aberto) Postado em 02/04 ás: 20:15

Nenhum comentário: