segunda-feira, 24 de maio de 2010

Artigo do deputado Severiano Alves sobre denúncia da ADUNEB: “O Governo Wagner Paga Aos Professores Universitários Um dos Piores Salários do Nordeste”

Nada que se publica sobre a ineficiência da Educação na Bahia é surpresa. Na verdade, o governo da Bahia nunca teve uma política priorizando a Educação. Aliás, isto não é nenhuma novidade, visto que, por ocasião da Campanha Política do atual governador, o que se via era um discurso crítico e ferrenho; e contra o governo da época e seu adversário. Na época, o candidato e atual governador, exibia nos palanques os contracheques dos professores e também dos policiais civis e militares, como os piores salários do Brasil e prometia solucionar com bons salários; infelizmente isto não ocorreu. Ao contrário, a situação hoje é muito pior do que há quatro anos e a campanha política para a reeleição do atual do governador está nas ruas. Por certo, ele não irá exibir mais os contracheques dos tão humilhados e sofridos funcionários da Educação e dos demais setores públicos da Bahia.

Quanto às Universidades Estaduais, a questão não é somente de salário, é muito pior, pois as mesmas encontram-se desestruturadas e em processo acelerado de degradação. Falta um Plano de Carreira e Salário dos Professores; faltam incentivos a pesquisas; falta uma política de apoio à extensão; e, mais ainda, a expansão de campus e recuperação da estrutura física das suas redes. O que socorre hoje as Universidades Estaduais são as Emendas Parlamentares ao Orçamento da União, que destinam recursos para a construção de laboratórios e equipamentos diversos. Na condição de deputado federal, já destinei Emendas Individuais e de Bancada para diversas obras nas referidas instituições.

A verdade é que não se resolve tudo isto apenas exibindo contracheques dos professores. Mas sim, com projetos de reestruturação, não só da política salarial, como também, de toda estrutura uiversitária, com o compromisso de ser um projeto prioritário, o que talvez o atual governador não tenha mais credibilidade para prometer ou assumir o compromisso de fazê-lo, principalmente para um próximo e eventual governo sobre o seu comando.(Deputado Severiano Alves)Postado em 24/05 ás 11:05


Nenhum comentário: