quinta-feira, 17 de junho de 2010

JACOBINA: Águas do Rio Itapicuru estão poluídas

Autoridades observam o local.
Acionados por uma denúncia formal apresentada ao MP - Ministério Público Estadual-Escritório Regional de Jacobina, uma comitiva liderada pela Doutora Andréa Scaff, promotora do Meio Ambiente, estiveram visitando as instalações da Yamana Gold, mineradora que opera no povoado de Itapicuru, 15 quilômetros do centro da cidade.
O grupo foi composto pelos técnicos ambientais do IMA-Instituto do Meio Ambiente, Jorge Duque, José Carlos e José Antônio Lacerda, o gerente local da Embasa-Empresa Baiana de Água e Saneamento, Augusto César Souza Oliveira, Prefeitura de Jacobina/Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, Glériston Macedo e Amilton Mendes de Oliveira e Leonardo Vieira, Técnico do MP.Acompanhou a comitiva o presidente do CBHI-Comitê da Bacia Hidrográfica do Itapicuru, Paulo Henrique Moura Nunes Junior e um morador da comunidade de Itapicuru, Jaime Bispo do Nascimento. Saiba como foi a diligência desta quarta-feira, 16. Ler
Promotora Andréa Scaff e técnico do MP conversam com morador sobre contaminação do rio Itapicuru, pela Yamana Gold. Nenhuma certeza, ainda.
A Promotora do Meio Ambiente, Andréa Scaff, inspeciona pessoalmente as águas do rio Itapicuru, supostamente contaminadas pela Yamana Gold. Laudo confirmará ou não, denuncias de moradores do povoado. Por enquanto, de acordo com as regras do Art 239 do CPP, há indícios dos fatos apontados o que mobilizou todo um aparato de fiscalização ambiental, municipal, estadual e federal.
A água do rio Itapicuru está com a coloração alterada, mas não significa que está contaminada, afirmação que só os laudos técnicos poderão confirmar. (Jacobinaemnoticias)Postado em 17/06 ás 19:30

Nenhum comentário: