terça-feira, 28 de julho de 2009

JACOBINA 129 ANOS DE LUTA!!

Jacobina cidade do ouro!!

O município de Jacobina comemora hoje 129 anos de emancipação política e administrativa. Pela manhã, a prefeita Valdice Castro participou, na entrada da cidade, do hasteamento do Pavilhão Nacional. Durante o dia haverá na Igreja da Missão Missa em Ação de Graças com a presença de autoridades, Coral Operários de Cristo, Filarmônica 2 de Janeiro e Marujada. À tarde, na Associação Aurora Jacobinense, acontece o lançamento do Ponto de Cultura: "Filarmônica nas Escolas” em parceria do Governo Estadual e Prefeitura Municipal de Jacobina. À noite, haverá shows musical na Praça da Matriz com lançamento do Projeto Jacobina em Pôr do Sol Artistas (primeira etapa): Augusto dos Teclados, Banda Recicla Som, Ivete Lima e Stilo Livre, Neide Vital, Ricardo e Marcleide, Vitrola e Xote Novo.
HISTÓRIA: Em princípios do século XVII, a corrida de bandeirantes e portugueses às minas de ouro descobertas em terras do atual município (ao que se sabe, por Roberto Dias) foi a origem da corrente inicial do devassamento e povoação de Jacobina. A notícia de exploração de minérios fluir ao lugar numerosos contigentes humanos, vindo de recantos longínquos, para aí se aglomerarem, sedentos de ouro fácil. Um dos primeiros a chegar foi Belchior Dias Moreia. Depois dele, por volta de 1652, quando a mineração já ocupava 700 batéias, ali chegou Antônio de Brito Correia e depois os Guedes de Brito, estes acompanhados de muitos colonos e escravos.Iniciaram-se, também, por essa época, as atividades suplementares de criação de gado e de culturas agrícolas essenciais. À proporção que novas levas de braço chegavam para o garimpo, o arruado a margem do Itapicuru Mirim ia crescendo rapidamente, reunindo população inicial bastante densa e heterogênea.
A vila de Jacobina estendia-se por cerca de 300 léguas, em terras de propriedade da Casa da Ponte, dos Guedes de Brito, abrangendo desde o Rio de Contas e indo até os limites de Sergipe, incluindo a Cachoeira de Paulo Afonso. As terras onde se encontra atualmente a cidade pertenceram a Antônio Guedes de Brito, Antônio da Silva Pimentel, João Peixoto Veigas e Romão Gramacho Falcão. Em 1837, pela Lei Provincial n.49, de 15 de março, o território do município foi acrescido das terras de Mundo Novo, atribuindo-se a José Carlos da Mota o seu primeiro contato com elas.
A partir de 1848, a notícia da descoberta de diamantes na Chapada Diamantina, determinou o êxodo de grande número de mineiros, sempre ávidos por novas aventuras. Seguiu-se então prolongada fase de paradeiro, que provocou o declínio das atividades locais, causa da demora para a elevação da vila à categoria de cidade, o que só ocorreu em 1880, pela Lei Provincial 2.049, de 28 de julho, valendo-lhe o título de Agrícola Cidade de Santo Antônio de Jacobina. Sua instalação ocorreu a 11 de janeiro de 1893, no governo de Joaquim Manoel Rodrigues Lima.
O primeiro prefeito de Jacobina, Antônio Manoel Alves de Mesquita, tomou posse em 1893. Foi procedido na chefia do executivo, por junta de cinco membros nomeados pelo Governador, que administrou o município durante o período 1890/92. (fonte noticia livre)


Nenhum comentário: