domingo, 10 de janeiro de 2010

Polícia Civil para por 24 horas em todo o Estado hoje.

Polícia Civil confirma paralisação de 24h; haverá manisfestação na Piedade

Está confirmada para esta segunda, hoje(11), a partir das 8h, a paralisação de 24 horas dos policiais civis. Neste horário, a categoria promete se concentrar na Piedade e fazer uma manifestação. Os policiais reivindicam aumento do efetivo.A categoria quer que o governo contrate agentes da Polícia Civil através de concurso público, além de nomear os concluintes do curso de formação de 2009. São 340 concursados que ainda não foram nomeados.
A paralisação foi decidida em assembleia realizada ontem pelo Sindicato dos Policiais Civis do Estado da Bahia (Sindipoc). O secretário do Sindipoc, Bernardino Gayoso, disse que, durante a manifestação, a categoria vai enfatizar a luta contra a presença de funcionários não concursados nas delegacias, o que, segundo ele, desvirtua o trabalho de investigação.
De acordo com informações do sindicato, há um déficit de mais de três mil policiais civis na Bahia. A Lei Orgânica da Polícia Civil (n° 11.360) determina que este número deve ser 6.640, enquanto que na Bahia, atualmente, há 3.761.
Segundo o primeiro-vice-presidente do Sindipoc, Marcos Maurício, em entrevista concedida a semana passada , há mais de 130 municípios sem policiais civis nas delegacias. “Em diversas cidades têm apenas um, quando deveria ter 12”, disse o representante dos policiais.
Além do pedido de aumento de efeito, a categoria mantêm a decisão de entregar a carceragem para a Secretaria Estadual de Justiça e Direitos Humanos até o fim do mês. Atualmente, cerca de 6.800 presos estão custodiados nas delegacias do Estado, vigiados por investigadores de polícia. Entretanto, explicam os representantes do sindicato, eles deveriam estar recolhidos em presídios e sob a guarda de agentes penitenciários, já que a lei determina a existência desta função.
Registros nas delegacias - Nas delegacias, durante a paralisação de hoje está programado para serem registrados apenas os flagrantes, atendimento às vítimas de estupro e remoção de corpos de vítimas de morte violenta.(A Tarde) Postado em 11/01 ás 02:05h

Nenhum comentário: