quarta-feira, 9 de junho de 2010

*Professores apontam descaso com a Educação em Jeremoabo

Jeremoabo integra a lista dos municípios baianos que ainda não cumpriram o prazo estipulado pela Lei Federal nº 11.738/2008 - até 31/12/2009 - para elaboração ou adequação do Plano de Carreira e Remuneração do Magistério. A declaração foi feita pelo professor Antônio Graciano, durante palestra realizada no Espaço Festa e Cia sobre "Educação Direito de Todos” pelo deputado Severiano Alves (PMDB-BA) na cidade, no último sábado (5).

Outras denúncias contra a prefeitura local, feitas por pessoas presentes no evento, revelaram que a categoria é obrigada a aceitar a situação em silêncio - para não sofrer represálias, como transferência para escolas longe do município. Além disso, em maio de 2009, o Conselho Municipal de Acompanhamento e Controle Social do FUNDEB, foi destituído pelo prefeito, o que impediu o acompanhamento e fiscalização da verba pública para a Educação, repassada à Prefeitura. Ainda segundo os funcionários da educação, um novo Conselho foi criado, porém, de forma arbitrária.

Severiano destacou que, embora tenha nascido na região, tem dificuldades em ajudar sua terra, por questões políticas. Ele lamentou o quadro apresentado pelos professores e disse que é preciso contemplar quem tem compromisso com a educação. “A valorização do magistério não pode ter partido político”, enfatizou.

De acordo com o peemedebista, atualmente existem 12 milhões de brasileiros analfabetos, e alguns da família dele fazem parte dessa estatística. “Só existe uma forma de o Brasil crescer: valorizando o magistério. São necessárias boas escolas, com bons laboratórios, bibliotecas, cantinas, professores com plano de carreira e bem remunerados”, acrescentou.

O deputado agradeceu a presença ao evento de algumas pessoas da família dele. “Não quero que as minhas raízes desapareçam, por isso faço questão da presença da minha família aqui comigo. Fui um excluído e muitos que aqui estão, sobrinhos, irmãos e primos, viveram comigo na roça e não tiveram a oportunidade que eu tive, que meu pai me deu, de ir para a capital estudar. A vida é feita de sonhos. A gente vive alimentando esses sonhos e é preciso, é necessário que alguém nos ajude a sonhar

O evento foi organizado por Alberto Vilas Boas (Beto) e teve a participação dos sobrinhos do deputado, João de Aurélio e João Batista; do vice-presidente do Sindicato dos Professores, Antônio Flávio; dos vereadores Manoel Bonfim (Manú), Domingos e Antônio Gama; de Pedro José Carlos, ex-prefeito de Novo Triunfo, Julio César, representante dos professores no Conselho do FUNDEB, dos radialistas Márcia dos Santos e Jovino Fernandes e Antônio Jadson Romão, ex candidato a prefeito de Jeremoabo.(ASS: DE IMPRENSA)Postado em 08/06 ás 18:10

Nenhum comentário: